A DOR DA VERDADE VALE A PENA?

É natural que a maioria de nós deseje elogios e os maiores prêmios. Afinal, qual a finalidade de empreender qualquer esforço por menor que seja para na conclusão a resposta ser diferente da que esperamos?

Se as coisas não estão como preferimos, mesmo que isto nos incomode, é importante ver e sentir isto como um encorajamento às mudanças e às novas conquistas. O amadurecimento é produto das verdades descobertas e a maturidade é saber lidar com todas as descobertas de maneira positiva.

Já quando sonegam a verdade e nos dizem o que é agradável aos nossos ouvidos, evitando indicar o nosso erro ou oportunidade de crescimento, isto age como uma droga que distorce a realidade, nos prende às práticas ruins e nos leva ao fracasso.

Mesmo que às vezes doa, a verdade nos faz bem. Já a mentira, fere muito mais e, muitas vezes, sem propósito nobre algum.

É fundamental ampliar nossa habilidade de dizer às pessoas a verdade de modo edificante para fortalecimento dos relacionamentos e desenvolvimento delas.

Além disto, precisamos estar receptivos à verdade mesmo que as pessoas não consigam nos transmitir como o devido cuidado. Com estas práticas teremos pessoas de fortes ao nosso lado, sem desprezar àquelas que ainda estão amadurecendo e se fortalecendo para a vida.

No centro delas estaremos nós, sempre melhores que antes, por elas e por causa delas, com a ajuda da verdade.

 

#autoconhecimento #automotivação #coragem #feedback #filosofia #liderança #motivação #planejamento #produtividade #verdade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *